Nossas ações

Agente jovem de pesquisa

O projeto formará dois jovens, entre 18 e 29 anos, de cada comunidade atendida. Eles irão compor a equipe de Agentes Jovens de Pesquisa, que percorrerão a comunidade conversando com os moradores sobre temas de importância social e histórica para esses locais.

Além do aprendizado em pesquisa histórica e social os Agentes Jovens de Pesquisa, poderão participar e conhecer de perto a vida da comunidade onde vivem, sendo agentes ativos dessas comunidades.

publicação de livro "memória da comunidade"

Será produzida uma publicação impressa e em formato de e-book para cada área do projeto. Esse livro é um subproduto da ação “Senta que lá vem história!”, que visa sistematizar e divulgar a história da comunidade em escolas públicas, associações de moradores e outras instituições locais.

Na ação, dois jovens de cada comunidade, entre 18 e 29 anos, registrarão a memória e história locais, com base em relatos em vídeo e áudio de moradores mais antigos.

mapa afetivo

É um processo construído a partir das narrativas dos moradores, incluindo dados locais, informações sobre instituições e memórias da comunidade, fortalecendo a identidade e o sentimento de pertencimento dos residentes das localidades atendidas pelo Cultura na Faixa.

O Mapa Afetivo será publicado em formato virtual e impresso, além de ser exposto em outdoor em cada área de atuação do projeto.

Essa iniciativa é um subproduto do processo de Escuta Comunitária, realizada pela equipe do projeto em encontros com grupos e lideranças comunitárias, visando tanto a produção do mapa quanto o diagnóstico da região para embasar o desenvolvimento das ações do projeto.

circo social

O Circo Social oferece uma experiência pedagógica e criativa, que vai além das oficinas de técnicas circenses, visando o desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens participantes. A proposta incentiva a convivência e a construção de cidadania através do circo, uma arte que promove diversidade, aceitação, superação de limites e criação coletiva. Esse formato relacional e dialógico permite que os jovens explorem aspectos perceptivos, afetivos e cognitivos, vivenciando experiências que ajudam no autoconhecimento.

O Circo Social propõe um modelo de convivência onde os saberes, valores e expressões culturais se entrelaçam, promovendo uma visão integrada e solidária do mundo.

folia de reis

A Folia de Reis é uma tradição cultural originária do cristianismo europeu que, no Brasil, se fundiu com elementos religiosos locais, sendo parte essencial da cultura do Rio de Janeiro.

Como forma de resgatar essa tradição, o projeto Cultura na Faixa realizará uma edição anual da Folia de Reis em cada comunidade atendida. Cada grupo contará com um mestre e 20 jovens da comunidade, revitalizando essa manifestação cultural.

ação de empreendedorismo

A iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo local por meio da estruturação de barbearias e salões de manicure nas regiões atendidas pelo projeto.

Serão disponibilizados equipamentos e materiais necessários para que moradores possam ampliar seus próprios negócios nesses segmentos, gerando novas oportunidades de trabalho e renda dentro da própria comunidade.