Cultura na Faixa celebra dois meses transformando realidades no Weda

Um mês após a inauguração oficial, a Casa do Cultura na Faixa na comunidade do Weda já se consolidou como um espaço de transformação social e cultural em Itaguaí. O projeto, fruto de uma parceria com a Transpetro e executado pela ONG Se Essa Rua Fosse Minha (SER), mostra que outro futuro é possível por meio do resgate cultural e da valorização comunitária.

Ao longo deste primeiro mês, oficinas como tranças afro, música e circo social têm mobilizado crianças, jovens e famílias inteiras, promovendo autoestima, inclusão e fortalecimento de vínculos. A escolha de atividades que resgatam tradições afrodescendentes e populares demonstra o compromisso do projeto em valorizar a ancestralidade e a cidadania na comunidade.

A Casa também se destaca como espaço de resistência, desafiando a narrativa estigmatizada de violência que muitas vezes é associada a territórios como o Jardim Weda.

Um dos pontos altos é a participação ativa dos moradores na gestão e nas ações do projeto. Essa integração promove senso de pertencimento e amplia o impacto positivo das atividades. Jovens que participam das oficinas recebem, ao final, certificados que podem abrir portas para oportunidades de emprego e desenvolvimento empreendedor.

Com a proposta de expandir para outras cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Duque de Caxias, o Cultura na Faixa reforça o potencial da arte e da cultura para construir um futuro mais justo e esperançoso, consolidando-se como um exemplo de cidadania e transformação na região.

Lançamento Cultura na Faixa Jardim WEDA - 19/10/2024